Early Start Denver Model

"Modelo Denver de Intevenção Precoce"

ESDM

O Modelo Denver de Intervenção é uma abordagem terapêutica baseada em evidências científicas, com o objetivo de promover o desenvolvimento global de crianças no espectro do autismo de forma natural e interativa. Voltado para crianças de 12 a 48 meses, o ESDM combina princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) com estratégias de aprendizado naturalista, ajustadas às necessidades individuais do pequeno aprendiz.

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Características do Modelo

Abordagem individualizada: Cada plano de intervenção é adaptado para atender aos interesses, habilidades e necessidades específicas da criança, envolvendo atividades que fazem sentido para ela em seu cotidiano. Interação naturalista: As habilidades são ensinadas por meio de brincadeiras, rotinas e interações sociais, que são contextos naturais para crianças pequenas, tornando o aprendizado mais significativo e espontâneo. Foco no relacionamento e na comunicação: O modelo prioriza o fortalecimento das interações sociais, o desenvolvimento da linguagem e a capacidade de engajamento da criança, áreas frequentemente impactadas pelo TEA. Envolvimento da família: Os pais e cuidadores desempenham um papel essencial, sendo treinados para aplicar as estratégias do ESDM nas interações diárias com a criança, ampliando as oportunidades de aprendizado. Monitoramento do progresso: O desenvolvimento da criança é avaliado regularmente para ajustar o plano de intervenção e garantir que as metas estejam sendo alcançadas.

Objetivos

Promover o desenvolvimento social, cognitivo, motor e de linguagem. Reduzir comportamentos desafiadores e aumentar habilidades adaptativas. Ampliar as oportunidades de interação positiva da criança com seus pares e adultos.

Evidências científicas

Pesquisas demonstram que o ESDM pode levar a melhorias significativas nas áreas de comunicação, habilidades sociais e cognição. Além disso, estudos indicam que intervenções precoces, como o ESDM, têm maior impacto no desenvolvimento das crianças com TEA, especialmente quando iniciadas nos primeiros anos de vida. O ESDM se destaca por seu caráter inclusivo e afetuoso, criando um ambiente de aprendizado que respeita a individualidade da criança e favorece seu pleno potencial.